A Bahia é o berço de personalidades nacionais e internacionais, tais como:
- O diplomata e advogado Ruy Barbosa, importante jurista brasileiro;
- O jurista Augusto Teixeira de Freitas, responsável por um dos esboços do código civil brasileiro que influenciou os códigos civis da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.
- O escritor Jorge Amado, que é um dos escritores com mais livros traduzidos no mundo.
- O poeta abolicionista Castro Alves, autor do poema O Navio Negreiro.
- O educador Anísio Teixeira, difusor dos pressupostos do movimento da Escola Nova.
- O cantor e compositor Dorival Caymmi.
Na pintura, destaca-se o famoso Mário Cravo com obras espalhadas pelo Brasil, além de Carybé, Sante Scaldaferri, Lucília Fraga, Prisciliano Silva e Mendonça Filho.
Na música, os exemplos mais conhecidos são João Gilberto (criador da Bossa Nova), Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Tom Zé, Assis Valente, Simone, na MPB; Margareth Menezes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo no axé; Raul Seixas, Pitty e Marcelo Nova no rock; no brega, Anísio Silva e Waldick Soriano; era baiano Xisto Bahia, o primeiro cantor a ter sua obra gravada em disco no país, como também é da Bahia um dos maiores estudiosos de nossa música popular, Ricardo Cravo Albin.
Nos esportes, destacam-se Tony Kanaan (campeão da Fórmula Indy), Dida, o ex-goleiro da Seleção de Futebol, Popó, pugilista campeão mundial em duas categorias do boxe, e Ricardo, formando dupla com Emanuel, conquistaram a inédita medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas-2004 no vôlei de praia.
Nas artes cênicas (teatro, cinema e televisão) estão importantes atores como Lázaro Ramos, Priscila Fantin, Wagner Moura, Regina Dourado, Giovanna Gold, Othon Bastos, o humorista Claudio Manoel e o cineasta Glauber Rocha.
Na política, desde os tempos do Império, diversos baianos se destacaram no cenário nacional, como o Marquês de Abrantes,Visconde do Rio Branco, Luís Viana, Cezar Zama, Hermes Lima, Antônio Carlos Magalhães, Newton Cardoso e o ex-presidente Itamar Franco, dentre outros tantos.
Na literatura é grande a contribuição cultural baiana, desde os inícios das letras no país, com Gregório de Matos e Frei Vicente do Salvador; Afrânio Peixoto, Dias Gomes, Luís Gama, Adonias Filho, João Ubaldo Ribeiro, Emídio Brasileiro e muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você tem opinião? Exponha!