sexta-feira, 25 de junho de 2010

Votar na Marina é votar no Serra !

Por: Mauricio Dias - Carta Capital 

Quem é eleitor de Marina dá voto pra Serra:

mídia tenta valorizar Marina só para ajudar Serra
A imprensa tenta oxigenar a candidatura de Marina Silva (PV), que patina
em torno de 10% em todas as pesquisas mais recentes de intenção de voto.
Cresce a convicção, no meio político, de que, sem ela no páreo, Dilma
Rousseff (PT) poderia ganhar a eleição presidencial de José Serra (PSDB)
ainda no primeiro turno.

O interesse da mídia pela candidatura de Marina sustenta a confiança
nessa convicção. Não se pode acreditar que os jornais, tomados pela fé
democrática, ajam somente para estimular a competição eleitoral. Nas
circunstâncias atuais, não há dúvida: o eleitor de Marina dará um voto
para Serra. É um efeito colateral dessa decisão, um antídoto contra
Dilma.

Mas, seja como for, a democracia exige respeito à escolha do eleitor.
Cada um vota como quer. É preciso, no entanto, conhecer os efeitos
políticos do voto.

Marina pode vir a ser um obstáculo para Dilma e, em consequência, linha
auxiliar ? involuntária, admita-se ? de Serra. Neste momento, ela se
coloca exatamente entre os dois: critica Dilma acidamente e, suavemente,
critica Serra. Nessa posição pode ser facilmente triturada ao longo dos
debates polarizados.

Em 2006, embora não houvesse o viés plebiscitário de agora, a disputa
foi para o segundo turno em razão da dispersão do voto progressista:
Heloísa Helena (PSOL) obteve 6,85% e Cristovam Buarque (PDT), 2,64%.
Ambos partidariamente à esquerda do espectro político. Faltaram a Lula,
que buscava a reeleição, um pouco mais de 1 milhão de votos para ganhar
no primeiro turno. Isso, porcentualmente, significou 1,39% dos votos
válidos.

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